sábado, 1 de dezembro de 2012

O Vazio

É feriado, hoje. Pela última vez lembraremos a vitória sobre os castelhanos, em 1640, e a ascensão ao trono do rei D. João IV e de sua mulher, a Dona Luísa de Gusmão. Lembro-me sempre da janela de Lisboa, ali no Palácio de Vila Viçosa, de onde, dizem, Dona Luísa via chegarem os mensageiros com notícias da capital. Diz a História que D. João não tinha grande interesse em ser rei, homem sensato preferia a calma do Alentejo à politiquice de Lisboa, mas que a mulher o levou a mudar de atitude. Há mulheres com grande poder! Dantes, quando eu era miúda, a banda saía à rua e nós íamos a Badajoz, comprar caramelos e passear o nosso orgulho: - Tinhamos conseguido ver-nos livres deles!
Hoje, é tudo bem diferente! Hoje, chegamos a pensar que, se calhar, teria sido muito melhor termos continuado a ser espanhóis... Eu não acho isso. Penso, mesmo, que é o facto da União Europeia ser uma união contrária à identidade que faz com que o projecto entre em falência!Hoje, Portugal é um vazio imenso, sem rumo nem identidade, perdendo até o hábito de assinalar datas que nos fazem ser o que fomos (mas já não somos).
Este último 1º de dezembro é um dia triste e soturno. Ainda bem que, amanhã, já é dia 2!

5 comentários:

  1. Este é um dos feriados que nunca deveria ser alterado!
    João

    ResponderEliminar
  2. Além de dia soturno é um dia gelado! Aqui em Lisboa congela-se: - É o frio do clima, e o gelo da realidade!
    Aquece-me lê-la. É sempre bom este bocadinho.
    Bom feriado
    Mª. da Graça

    ResponderEliminar
  3. Onde é que a senhora aprendeu a deixar correr a pena assim?! Eu fico parvo com o que escreve! Até quando não penso da mesma maneira fico de acordo!
    Bem haja!
    Manuel

    ResponderEliminar
  4. Eu até gosto dos espanhóis, mas gostava do 1º de Dezembro. Sentia assim um bocadinho de orgulho.
    Ana S.

    ResponderEliminar
  5. Pois, minha querida e adorada mãe, eu acho que foi o pior dos nossos males. Se em vez de um pais pequenino fossemos todos nós um só, a mesma língua e os mesmos apoios, hoje não estaríamos assim como estamos. Sempre Houve no mundo falta de "chá" e de educação. Ora não sabiam ensinar ao D. Afonso Henriques que os filhos não batem nas mães?!?!
    O antigo feriado de 1 de Dezembro, não me faz sentido.
    mas descansa, já é dia 3!!

    ResponderEliminar