quarta-feira, 21 de novembro de 2018

DAC

O que é isto que tenho no horário, um DAC? A mãe explica, é uma disciplina que ainda não começou. Vês, é nas quartas-feiras de tarde, quando tiverem professor logo começa. 

Escuto sem querer ouvir. 
O que é um DAC, afinal? No âmbito do processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em letra de lei nos Decretos-Lei nºs 54 e 55, mas, sobretudo, decorrendo do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, propõe-se a cada escola, a cada Agrupamento de Escolas, que se olhe na sua especificidade e que, integrando-se no território em que se insere, conhecendo aqueles que a/o constituem, decidam objetivos e construam percursos. Sugere-se, ainda, que cada unidade orgânica encontre formas de ajudar os alunos a aprender mais, a aprender melhor. 
Fundamentados nas Ciências da Educação, e olhando o mundo que integramos, este mundo do séc XXI de deletes e clics, lembra-se que tudo acontece em relação, que há links entre os diferentes conhecimentos, que não é possível encaixotar conteúdos em diferentes lugares do cérebro de forma estanque e independente. Sabe-se, também, que se aprende mais e melhor quando se participa, por que a aprendizagem é um processo complexo e não linear. 
Sugere-se, então, no decreto-lei nº 55, artigo 3º, a possibilidade de se organizarem DAC (Domínios de Autonomia Curricular), áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular ou seja, a possibilidade de relacionar conteúdos e levar os alunos a trabalhar, e a aprender, de forma mais ativa, mais colaborativa e efetiva.
Confúcio (que o meu amigo Miguel diz ter existido só para dizer frases com sentido) , terá dito "Diz-me e eu esquecerei; mostra-me e talvez recorde; envolve-me e aprenderei". O DAC é a possibilidade de envolvimento! O DAC é a possibilidade de desenvolver aprendizagens de forma efetiva e com sentido! 
Como se avalia, perguntam. Obviamente, a avaliação é um processo e as aprendizagens avaliam-se ao longo do tempo, com a verificação do sucesso nas disciplinas que envolvem o DAC. 
O DAC não é uma disciplina. 
O DAC não tem, sequer de realizar-se ao longo de um período, menos ainda de um ano. 
O DAC não é uma coisa moderna que as escolas devem ter. 
O DAC não é uma forma de ocupar os tempos livres. 
O DAC não é um espaço para organizar feiras e exposições.
Afinal, um DAC é uma porta aberta à melhoria das aprendizagens, é a validação de uma autonomia que as escolas há muito solicitam.
Talvez fosse importante que as Associações de Pais fossem esclarecidas, que as Escolas conversassem com os pais, e com os alunos, explicando que, afinal, o que está em causa não é o caos. É, tão somente, um exercício de liberdade que visa mais e melhor aprendizagem, logo, uma sociedade mais equitativa e cidadãos mais felizes!

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