quinta-feira, 22 de novembro de 2018

ESTÃO A ROUBAR-NOS A MAGIA!

Cada ano começa mais cedo o frenesim comercial do Natal. Quando eu era miúda, no dia 8 de Dezembro fazíamos o Presépio, montávamos a árvore de Natal e faziam-se as primeiras azevias. Depois, era o alucinante período de Natal, chocolates, missas, vontade de sermos bonzinhos.
Agora, começa logo em Novembro. E seria até boa, esta antecipação, se nos fizesse ser bons durante mais tempo... Enfim.
O que hoje me tira o sono é uma publicidade recorrente da Rádio. Uma criança diz à mãe que se aproxima o Natal e a senhora, alegremente, sugere escreverem a carta ao Pai Natal. A criança refila. Não! O que ela quer mesmo é ir ao JUMBO, onde há todos os brinquedos que quer.
E assim se mata a magia do Natal. Perde-se o encanto do escrever a carta, assassina-se a ansiedade de verificar quais os pedidos aceites. Os meninos escolhem, os pais compram, e o Natal reduz-se ao comércio. 
Tenho pena destes meninos e meninas a quem roubam a magia do Natal. Tenho pena destas crianças sufocadas por uma sociedade que, cada vez mais, se orienta pelo consumo, sem lugar, sem tempo nem espaço, para a essência do ser.
Só porque esta publicidade me irrita, de certeza não comprarei nada no JUMBO!

Sem comentários:

Enviar um comentário