quinta-feira, 1 de novembro de 2018

E DEPOIS?

Quando os meus sobrinhos muito queridos ficam comigo, o que acontece normalmente uma vez por semana, tento ir conversando e percebendo o que se passa na escola e na vida destes miúdos que adoro. 
Mais ou menos a brincar, tenho a preocupação de lhes falar de Valores, de elogiar a Beleza e de os alertar para muitas injustiças. Na sua fantástica infância, eles vão conversando. Às vezes, supreendem-se , a sério tia?, outras vezes discordam, isso não me interessa nada!, outras vezes, ainda, tentam escapar ao difícil, a minha mãe é que sabe... Ontem, numa tarde fria, com eles bem quentinhos e a televisão  ligada no canal de crianças, surgiu o anúncio de um boneco, proposta para presente de Natal, que, juro que é verdade!, tem como habilidade dar puns! Exactamente! O dito boneco dá puns sonoros! 
Fiquei entre surpreendida e indignada. Quis ouvi-los. E logo o meu rapazinho garantiu querer um boneco daqueles! Felizmente, as meninas não gostaram...
Não deixo de pensar no boneco nojento. 
Sempre tive, e continuo tendo, muito cuidado com a compra de presentes para crianças. Faço questão de não comprar armas, ou sequer bichos feios e aterradores. Acredito, como mãe, avó e educadora, que desde cedo se aprende a valorizar o Bem e a preferir o Bom. Nunca me passaria pela cabeça comprar aquele boneco mas, ainda assim, não consegui dormir em paz. 
Porque há-de haver muitos miúdos, como o pequeno B, a pedir o boneco porco. E há-de haver pais e avós a comprarem. A minha angústia vem, por isso, do depois. Como será o futuro de uma criança que cresce entre o sujo e nojento, que se diverte com porcaria?
Talvez eu esteja a exagerar e, afinal, seja apenas um brinquedo diferente. Mas, mesmo assim, fico preocupada e desiludida (mais ainda) com a sociedade que integro. Como será depois? Depois, quando os meninos e as meninas e forem homens e mulheres que adoram puns e os acham naturalmente divertidos??

2 comentários:

  1. Luísa, penso que se educa com o BELO, nunca com o horrível, o nojento!
    No ano que estive no Canadá quis comprar uns gorros para os meus netos de uma certa marca de qualidade. Não comprei pq naquele Natal e nessa marca, era tudo decorado com caveiras... já lá vão sete anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalma, eu sei que é assim. Em Londres também vejo muito disso, mas dói-me! Acho TÃO importante educar por e para o BEM!

      Eliminar