terça-feira, 5 de março de 2019

CARNAVAL

Se há época do ano de que não gosto, sem dúvida é o Carnaval. Não gosto dos mascarados, não gosto dos papelinhos, das pessoas despidas a bater o dente com frio, dos homens vestidos de mulheres, da alegria que sempre me parece falsa e construída. Não me lembro de alguma vez me ter mascarado, mas lembro-me que a minha filha F, tal como eu, detestava esta época e recusava ir à escola, enquanto a J. um mês antes já andava a pensar nas máscaras... Não sei sequer se o Carnaval surgiu nas festas de chegada da Primavera, numa origem pagã e natural, se da despedia aos excessos para a entrada na Quaresma, numa origem religiosa. Seja como for, para mim, e na liberdade de pensar que (ainda) me assiste, o Carnaval é uma época obesa de vazio. 
No entanto, como nunca há nada 100% mau, nem 100% bom, agradeço ao Carnaval o privilégio de poder, hoje, terça-feira, ficar em casa jiboiando, lendo, escrevendo e dando sentido à existência! 

1 comentário:

  1. Com o H acontecia o mesmo que com a F, recusava-se a ir ao Jardim Escola fantasiado... já o A era como a J, adorava mascarar-se embora as fantasias andassem sempre entre o Pirata e o Cowboy. A única diferença era entre o lenço vermelho na cabeça, um brinco na orelha onde dificilmente o conseguia segurar e o chapéu de cowboy mais o coldre com a respectiva pistola plástica!!

    ResponderEliminar