sábado, 24 de abril de 2010

É desta?...

O voo está confirmado e, amanhã bem cedo, vou partir. Vou de volta à vida de trabalho, à solidão, às vivências de mais saudades ainda. Espera-me a escolinha, a cidadezinha, a rotinazinha, os inhos e inhas que fazem o meu país ridiculamente pequeno. Sei que vou ter de voltar às reuniões sobre coisa nenhuma, vou voltar a encher os meus alunos de informações que nada (ou pouco) lhes dizem, vou preencher muitos e muitos papelinhos e, no fim, vou terminar mais um ano lectivo pensando que estou a fazer parte de uma geração que hipoteca a próxima.
Talvez esta estadia no Reino Unido me tenha despertado, mais ainda..., para a urgência de mudar a educação em Portugal. Aqui, os miúdos saem das Escolas às 15.00h, têm tempo para trabalhar autonomamente, para estarem com amigos, para olharem o verde dos campos. Aqui, desde pequeninos são estimulados a ser Muito Bons, a fazerem a diferença. Aqui, os professores têm tempo para estar com os alunos, liberdade para gerirem o programa, gabinetes individuais para trabalharem na Escola... Aqui, é possível, frequentemente, sair da sala e fazer aulas nos Museus, nas Bibliotecas, na rua. Aqui, os professores são avaliados por especialistas, de acordo com os projectos que desenvolvem e com cumprimento de projectos educativos diferenciados. Aqui, o professor não é o parvo da companhia!
Vou ter muitas saudades, já tenho..., do Manel Bernardo. Mas fico feliz por o meu neto ter a possibilidade de crescer numa realidade diferente da do seu país.

Sem comentários:

Enviar um comentário