terça-feira, 27 de abril de 2010

Parlamento dos Jovens

Começou hoje, vai terminar amanhã à tarde, mais uma sessão do Parlamento dos Jovens. Os meus alunos, a Ana, a Catarina, o João e a Madalena, vieram representar o distrito. Eu vim de apoio, afinal sou a responsável pela participação da minha escola nestas aventuras.... Entrei no Parlamento às três da tarde, é já a 4ªvez que acompanho esta iniciativa, e fiquei observando. Os miúdos, jovens do Secundário, de rabo instalado nas bancadas da sala do Senado, discutiam propostas e intervinham. Este ano, o tema é a República (não das bananas, porque trabalha-se para a imagem...). O tema não ajuda, concordo, mas, ainda assim, estou desiludida com as participações dos miúdos. O nível de competência linguística é confrangedor. Quase tão mau como o dos deputados a sério; os argumentos utilizados são ocos, copiados dos dos adultos; as votações, em vez de se fazerem nos ideais e nas concordâncias, combinam-se nos bastidores para conseguirem pequeninas vitórias.
Hoje, sentada nas galerias e morrendo de calor, fiquei apreensiva por ter tido a sensação que estou, como os outros professores, a permitir que estes jovens cresçam reproduzindo modelos errados! A dada altura, apetecia-me gritar aos meus alunos que propusessem o regresso à Monarquia, que subvertessem a idiotice imposta!
Amanhã, há mais. O dia todo. Com direito a almoço na Assembleia. Só espero não ter de engolir muitos sapos mais...

1 comentário:

  1. Como eu me sinto secretamente solidário com a sua indignação e inconformação. Desde que entrei neste projecto, considerei-lhe muitas lacunas sendo uma delas esse "jogo de bastidores" que em tanto enfatiza o jogo político de hoje. Recusei-me e continuarei a recusar em aliar-me a esse jogo, muito embora tenha sugerido, recentemente, que o fizessem. Afinal, num sistema corrompido ou corrompemos ou somos corrompidos. Mas creio que Portalegre marcou pela diferença, pela sobriedade e pela decência. Quanto mais não seja, valeu a pena por ter aprendido "A História da Ponte e do Caminhão". Bem haja!

    ResponderEliminar