quarta-feira, 7 de abril de 2010

Fátima


É um destino obrigatório, ainda que não muito frequente, o de Fátima. Os meus Pais, há quase 58 anos, casaram lá e, desde miúda, habituei-me a ir a Fátima e a escutar a história dos pastorinhos a quem apareceu a Virgem Maria. Em criança, tinha imensa pena dos pastorinhos e ficava muito feliz por pensar que eu nunca seria eleita para um encontro tão especial...
Depois, na idade da contestação, enchia-me da importância dos cépticos e negava o milagre num arrazoado pretensamente intelectual e racional. Adulta já, via em Fátima, ao vivo e a cores, o episódio bíblico dos vendilhões do Templo. Irritavam-me as vendas excessivas, as Virgens com néons, as fluorescentes, as grandes, as pequenas, as de madeira, as de loiça, as de plástico, vendidas à mistura com terços, rebuçados, garrafas de água, bonés, lenços e chapéus de palha. Desesperava-me a Igreja Católica, a alinhar neste mercado de fé que cheirava a vigarice. Durante anos, sempre que ia com os meus Pais a Fátima, manifestava o meu desespero em longas conversas com o meu Pai. Sempre ele foi um bom interlocutor!Lembro-me que, era a minha filha pequenina, 4 ou 5 anos, a minha Mãe resolveu levá-la ao Museu de Cera. A miúda teve imenso medo, teve pesadelos e, durante uns tempos, não andava sozinha no escuro do corredor com medo que lhe aparecesse a Virgem Maria. A Dona Virgem Maria, como ela dizia, muito cerimoniosa, da sua tenra idade...
Agora, vou a Fátima com gosto. Vou à procura de compreensão, vou porque quero ter forças para Acreditar!
Hoje, foi assim. Hoje, em Fátima, senti presentes as ausências que me doem. Não rezei o terço, continuo, como em criança, achando que até Deus se deve aborrecer daquela lengalenga, mas assisti à Missa e, sobretudo, conversei no meu silêncio com a Mãe de Jesus. Mulher também.
Hoje, em Fátima, já não me incomodaram as vendas. Talvez, finalmente..., eu esteja a aprender a aceitar. Apenas.

2 comentários:

  1. A "Dona Virgem Maria" se aparecesse à Filipa, ainda era capaz de ouvir um sermão de dedo espetado e olhos arregalados!!
    Mãe adorada, se tu não refilares não es tu!
    Beijos mil

    ResponderEliminar
  2. Qual é o mal de ser cerimoniosa?!! Já uma pessoa não pode ser bem educada!

    Adoro-te

    ResponderEliminar