quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

EU SOU ANTERIOR À NET. E SOBREVIVI!

Quando eu era miúda não havia internet. Sendo a filha do meio, tinha com a família uma relação difícil, sempre achei que ninguém - com excepção do meu Pai -, gostava de mim. Tinha fama de calada, de estranha e, já adolescente, ganhei ainda o insulto (confesso que para mim elogio) de snob. 
Como era calada e passava muito tempo sozinha, lia muitíssimo. Creio mesmo que me tornei uma leitora compulsiva, uma viciada na escrita, por necessidade de dar sentido às muitas horas de solidão. Lia em todos os lugares, mas era no  parapeito da janela do sótão que eu mais gostava de me refugiar, com um livro no colo e os olhos excessivamente húmidos. Comecei pela Condessa de Ségur. Que saudades daquelas histórias que me faziam chorar e eram, sempre, cheias de moralidade. Depois, vieram os Cinco, o Colégio das Quatro Torres, seguindo-se os romances do Júlio Dinis. Na minha imaginação, havia também a possibilidade de se ser feliz para sempre, como nos livros.
Eça, e sobretudo o Crime do Padre Amaro, foram devorados nos intervalos da leitura de Alexandre Herculano que sempre detestei. Alguém se apaixona por uma Hermengarda?! Felizmente, Eça dava-me uma Amélia cheia de desejos, um Amaro transgressor, uma Luísa frágil e muitas figuras bem reais...
Nunca mais parei de ler. Hoje, ainda numa vivência muito solitária, ainda, por vezes, sentindo-me marginal dos afectos, a leitura é a minha melhor companhia! E é a mais fiel das companhias: - Não critica, não julga, não condena, e está sempre pronta para me deixar partir para mundos possíveis!

1 comentário:

  1. Tb eu li muito e mt antes da net. Aconteceu que qd o Kindle apareceu tive um de presente já recheado de 147 livros! Sim 147, uns e inlgês, genuínos e portanto pagos e alguns em português, que o meu batalhão de informáticos pirateou!
    Fisicamente é uma leitura diferente, no tacto e no cheiro, mas o kindle tem a grande vantagem de, acabado um livro, nos 5 segundos que se seguem pode-se logo estar a ler outro desde que esteja entre os milhares da Amazon!
    Podemos dizer que é possível levar uma biblioteca debaixo do braço!

    ResponderEliminar