domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril


Quando, há 36 anos já, aconteceu o 25 de Abril em Portugal, eu, com 14 anos, ouvi dizer que vinha aí um mundo novo. Que Portugal era um país livre!
No meu liceu, estupidamente (des)promovido a Escola Secundária, alunos apareceram transformados em professores, e, em casa, ouvia dizer que seria passageiro, eram os excessos de uma Revolução. Valia a pena, garantiam os adultos de então.
Hoje, com 50 anos, olho o meu país e acho que, afinal, não valeu a pena! Enganaram-me...
A educação não funciona, a saúde não existe, o fosso entre ricos e pobres aumentou, a classe média passa mal, a corrupção impera, Portugal não tem um projecto, um rumo! Com o 25 de Abril ganhámos a Europa, dizem. Ganhámos foi um fosso cada vez maior em relação à Europa! O euro liquidou-nos, perdemos tudo, até a dignidade. Agora, os portugueses que podem, que têm valor, partem. Lá fora,nessa Europa que parece ser um modelo (???) já tenho o meu neto, a minha filha, o meu genro. Na dita Europa, sinto-me, como portuguesa, miseravelmente pequena. Foi para isto o 25 de Abril? Será que olhares como os do meu Manel Bernardo só poderão vingar fora de Portugal?
Que desilusão...

3 comentários:

  1. Boas. Somos seus alunos e viemos congratulá-la pelo blog que possui ;)

    ResponderEliminar
  2. Portugal à parte, O meu filho está o máximo!!
    Passámos dias fantásticos!!

    Adoro-te

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está um Manuel de se lhe tirar o chapéu.

    Parabéns aos Pais e Avó babada (e com razão!).

    MFonseca

    ResponderEliminar