terça-feira, 27 de abril de 2010

Confirmação

Assisti hoje, ao vivo e com calor infernal, à confirmação da ineficácia, inoperância e falta de qualidade da nossa democracia. No Parlamento dos Jovens, estiveram deputados, um por Partido, para responder a questões - obviamente selecionadas previamente...-, dos jovens deputados. TODOS gastaram metade do tempo em frases de circunstância e elogios balofos e, depois, todos fugiram às questões dizendo apenas aquilo que lhes apetecia. Passado o momento, traumático para mim, sairam da sala. Todos desapareceram menos o comunista, um João Tiago, jovem, com, como ele disse "escola feita na Juventude Comunista". Boa escola! Porque ficou pelos corredores, falando com os jovens, fazendo-lhes a cabeça. A dada altura, ouvi-o garantir que "foi a Rússia quem venceu e resolveu a IIª Grande Guerra Mundial!! Os americanos e os aliados vieram apenas colher os louros..." Os jovens ouviam-no com atenção. É que ele usa blusão de cabedal, desrespeita as normas, trata-os por tu. Até eu, frontalmente anti-comunista, achei piada à deputada dos Verdes que afirmou banalidades com tal convicção que dava vontade de concordar com ela. Hoje, vivi, decididamente, um dia traumático!
Às dez da manhã ouvi Jorge Lacão garantir que só numa República pode haver democracia (e Inglaterra? Suécia? Noruega? Dinamarca? Bélgica? Espanha?...); depois vivi o pesadelo dos deputados e, para terminar o dia, vi os jovens aprovarem medidas tão idiotas como a criação de mais uma disciplina para, desta vez, os formar civicamente. Não será essa uma dimensão transversal a todo o currículo??
Saí de Lisboa, numa tarde de greve, absolutamente desanimada! Assim, Portugal nunca sairá da mediocridade em que vive! Hoje, confirmei as minhas piores suspeitas sobre o funcionamento da Casa da Democracia em Portugal!

1 comentário:

  1. Boas. Somos seus alunos e viemos congratulá-la pelo blog que possui.
    Nota: A liberdade é a ausência de responsabilidade. Hoje os elogios são dados a troco de nada, como se fossem comprados numa mercearia e produzidos a nível industrial. É necessário passar das palavras aos actos, e é nisso que este pobre país peca.

    ResponderEliminar