quinta-feira, 13 de setembro de 2018

AS TIAS

Beijinhos é mesmo coisa de tia, envia beijos - Sorri para mim mesma. Eu, que detesto a vida formatada, normalizada, estigmatizada, nunca tinha pensado que beijinhos fosse coisa de tia. 
De tia de Cascais, suponho, pois no contexto não poderia tratar-se de tia de doces e amados sobrinhos como os meus. Contra a minha vontade, e indiferente à minha necessidade de mente-vazia-em paz, a frase voltou à minha cabeça. E deu-me para pensar que eu até gosto das tias, se elas só disserem beijinhos. Porque beijinhos são coisas boas, doces, alguns de fazer cócegas em lugares indizíveis...
Depois, eu que não gosto de formatações, reconheço que também tenho os meus quase preconceitos e, por isso, frequentemente digo que determinado comportamento, ou determinada forma de falar, como portugueses e portuguesas no início de um discurso, são coisas de esquerdosos...
Pois é, mesmo que eu proteste, há mesmo algumas formatações às quais ninguém escapa e, sinceramente, eu prefiro ser tia (de Portalegre ou Cascais) do que esquerdosa revolucionária. Hoje, estou assim para começar o dia! 

4 comentários:

  1. Tenho uma genuína dúvida, professora: o que é um esquerdoso? Agradeço a sua resposta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xavier, é apenas um neologismo depreciativo para referir quem é de esquerda...

      Eliminar
    2. Ora, ora... falácias ad hominem portanto. Eu abordei esta questão importantíssima, e a mim mesmo (um pouco), no último texto que escrevi no meu blog, que, caso ainda não tenha tido oportunidade, talvez o queira ler.

      Eliminar
  2. A tia é alguém que nos pode ouvir, nos quer, nos apoia e ensina. Quando assim é há sempre beijinhos para as tias. Em intenção ou acompanhados de um abraço. Viva as tias, todas as tias que nos querem bem. E já agora um beijinho para as tias, dois para as que nos oferecem sempre lanches ;)

    ResponderEliminar