quinta-feira, 13 de setembro de 2018

NÃO TEM GRAÇA NENHUMA

Envelhecer, não tem graça nenhuma. Não é verdade que nos dê mais calma (a mim não deu) , não é verdade que aprendamos a lidar melhor com a estupidez e má-língua (eu não aprendi), não é verdade que convivamos melhor com o nosso corpo (eu não convivo nada bem), não é verdade que tenhamos um repositório de memórias que doiram cada amanhecer (o meu ENORME repositório só provoca mais saudades). Envelhecer é mesmo um processo, excessivamente acelerado, para um fim que ninguém, no seu perfeito juízo, deseja. Simultaneamente, o envelhecimento é inevitável e, assim, conscientes de que é uma traição que o Tempo nos faz, temos de saber viver com ele.
Quando eu fiz 30 anos, achava-me jovem, quando fiz 40, ainda me achava jovem, quando fiz 50, percebi que, afinal, já não era jovem... 
Agora, olho-me cansada de viagens, vejo-me a inventar desculpas para não sair do meu cantinho à noite, dou comigo a atirar com os sapatos mal chego a casa, digo orgulhar-me dos meus cabelos brancos (fraca verdade), reparo na imensidão de memórias que guardo no meu Diário e sei que aconteceu: - Estou a ficar velha! E é tramado envelhecer! Porque mesmo descalça ainda me apetece o abraço ousado, mesmo desiludida ainda me apetece lutar pelo sonho de uma Escola melhor, mesmo com cabelos brancos ainda gosto de ir ao cabeleireiro, mesmo sabendo que não faz bem ainda gosto de jantares a dois com conversa fácil.
Pois é. Envelhecer não tem graça nenhuma!

1 comentário:

  1. Claro que não tem, quem disser o contrário está a enganar-se! Porém nem tudo é mau e quando não nos apetece isto ou aquilo sempre podemos dizer:”isso já não é para a minha idade”!
    Dalma

    ResponderEliminar