quarta-feira, 12 de setembro de 2018

VOOS

Muitas vezes penso, ou sinto?, que a Escola precisa deixar voar os alunos, dar-lhes a possibilidade de esticarem as asas e ganharem novos horizontes. Penso, há muito, que ainda temos muito que fazer, em Portugal, para deixar a escola elitista, que exclui e separa, para construirmos a escola democrática que inclui, promove o saber e funciona, de facto, como elevador social.
E eu sou defensora das elites! Eu defendo a necessidade de se formarem elites capazes de ajudar a orientar as sociedades! Mas, para mim, as elites não se formam por determinismo de berço, ou social, e sim por competência. Não compreendo, e custa-me muito aceitar, que ainda haja quem defenda que se devem separar os alunos de acordo com o que, arbitrariamente, se classifica como "inteligentes" e "burros"...
Eu gosto tanto da Escola! Gosto da alegria dos miúdos, do ruído dos jovens, do cheiro das salas, do trânsito congestionado nos corredores durante os intervalos. Por isso, eu acredito que a Escola é a organização que, na sociedade actual, pode fazer a diferença na construção de um mundo diferente.
Ah, como eu quero um mundo diferente... Como eu quero que os voos nos levem a paisagens de paz!

2 comentários: