segunda-feira, 11 de maio de 2020

ANTEU

Há muito tempo já que não ía ao Norte, ao verde Minho onde os meus netos crescem. Aproveitando uma certa abertura nas medidas de confinamento, fiz-me à estrada. É bom viajar com pouco movimento, cansa menos, os quilómetros gastam-se mais depressa.

Gosto do Minho. 
Da exuberância de verdes, da muita água que escorre por todos os lados. Desta vez, aproveitando para fazer caminhadas, fui à foz do Vez, 


ao lugar onde ele abraça o Lima, no meio de arvoredo intenso e com uma orquestra de rãs. É bom caminhar perto da água, mais fresco, caminhos planos e os olhos sem nunca se cansarem da diversidade da paisagem. Os meus netos, corajosos, tomaram banho no rio mas, para os meu ossos, a água estava fria demais.


Embora ache o Minho lindíssimo, prefiro a beleza agreste do Alentejo. As pessoas também.Estranhamente, no Norte tenho sempre a sensação de não estar em Portugal e as pessoas soam-me estranhas. 
Voltei, numa viagem tranquila, e senti-me acarinhada pelo meu mundinho.
Sim, Torga tinha razão. O mito de Anteu faz muito sentido!

Sem comentários:

Enviar um comentário