terça-feira, 26 de maio de 2020

UMA LIÇÃO

Nos últimos tempos, desde 16 de Abril, estou a trabalhar de casa, com o apoio das plataformas Moodle e Zoom. Porque somos adultos, as sessões têm corrido muito bem, há trabalho, troca de opiniões, algumas aprendizagens que, quero crer, contribuem de facto para alteração de práticas e consequente melhoria da qualidade do sucesso dos alunos. Confesso que estou a gostar muito desta nova forma de trabalhar.
Ontem, vivi uma situação que não mais esquecerei. Abri a sessão para um grupo de 14 formandos da zona da fria cidade da Guarda, um grupo que tenho vindo a aprender a conhecer e de quem muito gosto, quando, de repente, reparei que um colega estava de pijama. Brincando, perguntei se estava mesmo. E arrependi-me! O meu colega é um doente oncológico grave e, incrivelmente, estava internado, com soro, para ser, uma vez mais, operado hoje de manhã! A minha admiração e respeito por este colega, o Zé António, não tem tamanho! Doente, realizou a tarefa que eu tinha pedido, a elaboração de uma rubrica de avaliação, e, internado, participou na sessão com empenhamento e interesse. Aprendi, de certeza, muito mais eu com ele do que ele comigo. 
É porque há professores assim que a Escola resulta. Desejo, com muita força, que tudo corra muito bem hoje, e sempre, com a saúde deste meu colega.
Obrigada, Zé António, pela lição que me deste! 

Sem comentários:

Enviar um comentário