quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

AVENTURAS

Nunca fui mulher de campo. Ou melhor, eu adoro o campo, as paisagens, as montanhas, as cores, a constante alteração de cenários. Gosto de animais, embora alguns me aterrorizem... No entanto, nunca fui lavradora e, confesso, tratar da horta ou cuidar de galinhas nunca me atraiu. 
Só que a vida tem mistérios incompreensíveis e, aos 58 anos, vejo-me com quatro cães de personalidade vincada. O Zorba, que normalmente vive comigo, é  quase um ditador. Exige que eu acenda a lareira quando quer, obriga-me a sentar-me no chão para lhe dar mimo se chego mais tarde a casa, destrói móveis e sofás e não gosta que eu veja televisão. A juntar-se ao patrão Zorba, que os meus netos adoram, vieram dois Serra d'Aires, o Figo e o Boss, cachorros lindos mas muito-muito disparatados. E os meus netos logo se apaixonaram!
Ontem, quando eu estava cheia de trabalho, recebi um telefonema avisando-me que os meus cães andavam nos terrenos dos vizinhos. Larguei tudo, porque eles são prioridade, peguei no Zorba e fomos procurar o Figo e o Boss. A cadela mais velha, uma mastim de 17 anos, muito loira e cansada, olhava-me com espanto. 
Eu e o Zorba corremos mais de uma hora. Sempre que tentava deitar mão ao Figo ele saltava e... fugia de novo! as minhas botas estavam cheias de lama, eu suava, o Zorba ladrava e os dois cachorros gozavam connosco. Ao fim de uma hora, consegui deitar mão ao Boss e fechá-lo no canil. Faltava o Figo. 
A noite começou a instalar-se, e o Figo a troçar da minha aflição. Tentei o engodo do biscoito, mas a esperteza dele é bem maior do que a gula. Já no escuro, exausta, lá consegui deitar mão e metê-lo no canil. O Zorba entrou também... Insisti para que o Zorba saísse, voltasse para casa comigo, mas não tive sorte. Ficaram os três no canil, perfeitamente indiferentes à minha irritação. Ao chegar ao carro, reparei na Ginja. Ela, mais velha e cansada, parecia ter mesmo pena de mim...
Hoje, bem cedo, lá estavam os três, felizes, a brincar. Zangada, deixei-os fechados! Com tantas chatices na vida, estas aventuras, apesar de tudo, depois de terminadas..., sabem-me bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário