quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

FALSOS PROBLEMAS OU HIPOCRISIA?

Tenho andado um pouco alheada, por excesso de trabalho, da actualidade, dos media. Mesmo do Programa da Cristina só tive notícias tardias...Por isso, por distracção involuntária, só hoje li, com atenção, a polémica em torno das supressões de excertos do Poema Ode Triunfal nos manuais de português de 12º ano. Acusam-se as editoras, o ME, de censura. Ora bem, como professora, como leitora, e como idosa que vou sendo, acho isto uma perfeita idiotice. Desde que me conheço, como aluna e como professora, que encontro nos manuais excertos de obras. A leitura integral pode sempre ser feita de forma autónoma, ou pode ser objecto de uma escuta, ou pode ser um desafio à realização de outros trabalhos. Ninguém espera hoje (quero eu acreditar!) que um professor se limite a seguir o que vem no manual! 
Descobrir a imensidão de Álvaro de Campos é um desafio individual e não creio que seja crime que os professores, de acordo com o grupo com o qual trabalham, respondendo às características de cada aluno, possam fazer as leituras e os trabalhos que entenderem melhor contribuir para  este real conhecimento de um génio.
Se eu mandasse, na Escola da minha utopia, seriam mesmo os alunos a escolher os poetas, e as leituras, dentro da vastíssima oferta de cada período literário para, assim, se formarem leitores críticos e activos. 
Há muita coisa errada na Educação deste país mas a questão de supressões em alguns poemas, ou textos em prosa, não me parece que seja uma delas. Aliás, com tantos recursos à disposição, um professor pode sempre chegar facilmente ao original.
Mais grave do que o que os manuais oferecem, é a forma, às vezes triste e paupérrima, como os professores desenvolvem (ou não) aprendizagens. Sim, ainda há professores que, contra tudo o que se espera,  seguem o manual, linha a linha, página a página, fazendo todas as propostas de trabalho, corrigindo e continuando sempre numa rotina confrangedora. Isto sim, é caso para alarmismo social!

Sem comentários:

Enviar um comentário